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O diabetes é uma doença crônica caracterizada pela deficiência ou ausência de insulina acarretando em alterações no metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios. Em crianças, o mais comum é o tipo 1, quando a produção de insulina pelo pâncreas é insuficiente. Isso geralmente ocorre por fatores genéticos ou ambientais, como infecções virais. Em adultos, o maios comum é o tipo 2, em que o indivíduo após passar anos alimentando-se muito mal desenvolve uma RESISTÊNCIA À INSULINA, ou seja, o organismo, geralmente com excesso de peso, prejudica a ação do hormônio. Até alguns anos atrás, essa era uma doença “exclusiva” de adultos, afinal, levava-se anos de uma vida alimentar desregrada para conseguir “destruir” as células que produzem a insulina. Porém hoje, as crianças estão alimentando-se tão mal desde os primeiros meses e vivendo de uma maneira tão sedentária que, infelizmente, estão apresentando esses problemas “de adultos” ainda aos 12 anos. Atendo no consultório, diariamente, esses casos, alguns já em estado avançado, inclusive com uso de medicamentos de “adultos”. Tenho uma PREOCUPAÇÃO ENORME com o futuro desses pequenos e me pergunto, se nada for feito, chegarão aos 30 anos de idade? Como? Será que seu filho pode se tornar um diabético? Leia as dicas a seguir e reflita: As crianças que têm maior chance de desenvolver diabetes tipo 2 são: As que alimentam-se mal; • As que estão acima do peso; • Sedentárias; • Que possuem pessoas portadoras de diabetes tipo 2 na família; • Que nasceram pequenas para a idade gestacional e as que nasceram grandes para a idade gestacional; • Filhos de mulheres que desenvolveram diabetes gestacional ou são portadoras de diabetes tipo 2; • As que não foram amamentadas ao seio materno. Como prevenir que meu filho não desenvolva a doença? • Tenha cuidado com sua alimentação e ganho de peso na gestação; • Amamente seu bebê exclusivamente até os seis meses de vida e complementar à alimentação até os dois anos. • Comece a alimentação complementar a partir de seis meses de maneira correta; • Seja rigoroso com a alimentação dele nos primeiros 2anos de vida (nada de porcarias); • Forme um hábito alimentar saudável na sua família; • Estimule a prática de atividade física; • PAIS E CUIDADORES SEJAM O EXEMPLO!!! Diabetes tipo 2 não tratada na infância, PODE SER UMA SENTENÇA DE MORTE PRECOCE! Não brinque com a saúde do seu filho! Um abraço e até a próxima! Comentar (0 Comentários)

Há algum tempo essa história de que o ovo aumenta o colesterol LDL (ruim) caiu por terra. O que sabemos hoje é que esse alimento – barato e acessível – é super nutritivo, rico em proteína, ferro, ácido fólico, zinco, manganês, entre outros… A GEMA tem um nutriente importantíssimo p/ todos, especialmente p/ minhas gestantes e crianças: a COLINA! Uma vitamina do complexo B que traz vários benefícios para o corpo, inclusive p/ o cérebro, ajudando nas suas funções cognitivas e na prevenção de doenças como Alzheimer e Parkinson. A CLARA é rica em ALBUMINA, uma das principais proteínas do corpo. Essa proteína é responsável pelo transporte de nutrientes e por várias outras funções também importantes. De olho nas potencialidades desse alimento, vão aí minhas dicas: - Bebês podem consumir ovo a partir dos 6 meses junto com a alimentação complementar. - Atualmente, recomenda-se excluir a clara apenas dos bebês que possuem história pessoal ou familiar de alergia alimentar. - Ofereça e consuma o ovo cozido, assado, “a pochê” ou  frito no óleo de coco. - Cozinhe bem a gema para prevenir o risco de contaminação por Salmonella.   Até mais e bom final de semana a todos ♥   Comentar (1 Comentário)

Por que algumas crianças comem de tudo, verduras, frutas, arroz integral, enquanto outras alimentam-se basicamente de macarrão, frango empanado e batatas fritas? Por que algumas tomam suco de qualquer fruta e outras apenas suco de uva DE CAIXINHA? Se você, como eu, toma decisões diariamente a respeito da alimentação dos seus filhos, preste atenção nessas dicas:

- Durante a gestação, alimente-se bem,

evite “porcarias” e varie o cardápio. O bebê engole líquido amniótico diariamente. Vários autores sugerem que o sabor desse líquido muda de acordo com a alimentação materna.

- Amamente seu bebê, de preferência, até os seis meses de vida,

exclusivamente e, de maneira complementar, enquanto puder. Neste período, alimente-se da maneira mais saudável possível. O leite materno varia de sabor conforme a alimentação da mãe, e isso influencia as preferências alimentares da criança. Bebês que mamam no peito aceitam melhor a alimentação complementar, porque já estão habituados à diversos sabores.

- Introduza a alimentação complementar do bebê corretamente.

Gradativamente, ofereça frutas, sucos naturais sem açúcar, água, legumes, verduras cozidas, carne, ovo. Jamais dê açúcar, chocolates, gelatinas, doces, biscoitos com açúcar e petiscos à crianças pequenas (até 2 aninhos).

- Entre 1 ano e meio a 3 anos,

a criança passa por uma série de transformações, deixando de ser bebê. Neste período, elas querem ter voz ativa, começam a fazer escolhas próprias e medem forças com os pais. Alguns autores chamam essa fase de “mini-adolescência”. Mantenha-se firme, aja naturalmente, ofereça os alimentos habituais. Se ela fizer birra, mantenha a calma, retire o prato e ofereça-o normalmente algum tempo depois.

- Ao sair para passear com a família,

leve sempre um lanchinho saudável para a criança pequena. Não fique com pena, pensando que o “coitadinho” irá sentir falta daquela pizza de bacon. Ele nunca comeu bacon e isso não faz a menor falta a ele!

- JAMAIS, JAMAIS e JAMAIS

pingue gotas de refrigerante na boquinha da criança.

- Não faça dos momentos de refeição uma “praça de guerra”.

Esse deve ser um momento de paz e comunhão entre a família.

Converse com sua família, babás e cozinheiras a esse respeito.

TODOS DEVEM AGIR DA MESMA MANEIRA.

- Não delegue a responsabilidade da ESCOLHA

dos alimentos que seu filho irá consumir à terceiros (empregados, babás, avós, tios, entre outros). A não ser por força maior, PAPAI E MAMÃE SÃO RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO DOS FILHOS, ISSO INCLUI EDUCAÇÃO ALIMENTAR, é sério e tem conseqüências para toda a vida. Mesmo com a vida atribulada que TODOS NÓS TEMOS, mantenha o controle da sua casa.

- Não se esqueça:

só consideramos que uma criança não gosta de um determinado alimento depois que o oferecemos a ela 10 vezes, em momentos diferentes e com apresentações diferentes. Não se precipite!

- Os adultos TÊM QUE SER EXEMPLO!

Eles estão DE OLHO em nós.

Um abraço e até breve!

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-"Esse menino não come verdura, nem amarrado"! -"Ele ODEIA frutas"! -"Ele só gosta de porcarias"! -"Ele isso.... Ele não isso... Ele aquilo outro"! -Êta menino difícil!!!! -"Não, ele não tem jeito"! Queridos, escrevo esse post sem nenhuma crítica, mas com muito amor. Eu sou mãe como a maioria de vocês e sei bem que ás vezes as palavras "escapolem" da nossa boca, sem passar pelo nosso raciocínio! Quando a gente vê, já falou... Não fazemos por MAL, mas acabamos fazendo MAL, a eles e a nós. Recebo frequentemente no consultório crianças e adolescentes que passaram a vida ouvindo esse tipo de coisa. Quando entram, dizem:  - Eu sou ruim de comer, doutora, com força!!! E completam a frase:  -Não me passa verdura não, como diz a minha mãe, EU NÃO COMO NEM AMARRADO! O que dizemos SOBRE e PARA nossos filhos pode influenciar, e muito, seus pensamentos e atitudes por toda a vida. Precisamos refletir um pouquinho antes de falar, mesmo que estejamos cansadas(os), apressadas, irritadas... Mesmo que tenhamos ouvido muitas dessas frases de nossos pais. Mude esta atitude e procure sempre falar frases de incentivo do tipo “Meu filho é ótimo, ele come de tudo” ou “Ele adora frutas” pois a criança vai se sentir mais segura e animada para adotar esses hábitos. Que nossas palavras e nosso exemplo sejam uma influência positiva na nossa família!!  ♥ Comentar (0 Comentários)

Já sabemos o quanto a maioria dos alimentos industrializados são cheios de ingredientes que não fazem nada bem às nossas crianças. Precisamos criar barreiras para consumi-los da maneira mais inteligente possível! É muito importante ler a lista de ingredientes no rótulo, antes de comprar, para você não seja influenciado apenas pela propaganda.  Uma dica, é prestar atenção na ordem em que estes ingredientes aparecem, pois são listados de acordo com a concentração. Assim, os ingredientes que aparecem no início da lista, estão em maior concentração no produto.Fique atento também, porque o AÇÚCAR pode aparecer escrito de outras formas, como xarope de milho, frutose, açúcar invertido, sucrose e maltose por exemplo, tudo depende da sua composição. Faça uma análise dos rótulos e veja que a grande maioria dos produtos destinados ao público infantil tem uma concentração enorme de açúcar. Geralmente, este é o primeiro ingrediente da lista de alimentos como o achocolatado que é tanto utilizado pelas mães. Alguns achocolatados famosos, chegam a ter 80% de suas calorias vindas do açúcar. MAS O QUE FAZER COM AS CRIANÇAS QUE "NÃO VIVEM SEM ACHOCOLATADOS" ? Reinvente a maneira de oferecer esse alimento para seu filho utilizando o cacau em pó sem açúcar. Ele possui baixo valor calórico, é fonte de Fibras e Ferro, além de ser rico em substâncias que promovem a sensação de bem estar! Compre cacau em pó e vá adicionando colheradas dele no pote do achocolatado que a criança consome. Faça de maneira gradual, aos poucos, sem que a criança perceba, até que você tenha pelo menos,  metade de achocolatado e metade de cacau em pó! Quando ele estiver consumindo bem essa mistura, avance, até que ele tome o leite com CACAU!   Vamos nessa? Comentar (2 Comentários)

Já ouviram falar em RODÍZIO ALIMENTAR?

 Trata-se de enriquecer nossa alimentação trocando ingredientes, evitando aquele velho hábito de comer todos os dias a mesma coisa! A MONOTONIA ALIMENTAR, além de diminuir a absorção dos nutrientes, pode levar à inflamação do organismo, INTOLERÂNCIAS e ALERGIAS ALIMENTARES.

A partir de 1 aninho, a criança deve estar apta a comer a alimentação da família e por isso é fundamental que toda a família tenha uma alimentação mais saudável e variada possível para servir de exemplo aos pequenos e ajudando a desenvolver  desde cedo o paladar para diversos alimentos .

Por isso, minha dica é substituir, de vez em quando, o arroz por QUINOA! A Quinoa real é considerada o cereal do século, completa em aminoácidos essenciais, rica em ômega 3 e ômega 6, ajuda no funcionamento do intestino, diminui a absorção dos carboidratos e faz muuuuuito bem a saúde! Você pode comprar os grãos e cozinhar da mesma maneira como faz online casino's o arroz! Pode incrementar a receita à sua maneira, colocar brócolis, temperinhos naturais, cenoura picadinha, fica deliciosa! A família toda vai adorar! Abaixo segue uma receitinha com algumas dicas que passo para os meus pacientes no consultório:

• Cozinhe quinoa em grãos no óleo de coco, alho e temperos de sua preferência (cozimento semelhante ao do arroz). Coloque uma pitada de sal marinho integral. Acrescente cebolinha, coentro, salsinha picadinhos. Acrescente oleaginosas picadas ( castanhas, pistache, etc) e, para um sabor adocicado, damasco seco picadinho. Sirva com 1 fio de azeite extra-virgem e com os acompanhamentos que preferir. Crianças maiores de 6 meses podem consumir quinoa, de acordo com a fase da alimentação complementar de cada um. Apenas fique atenta aos demais ingredientes. Como é mais endurecido que o branco, deve cozinhar por um pouco mais de tempo!

Vamos trazer mais saúde pra nossa casa?

 


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